Francisco Lufinha

francisco-lufinha-mini-kitesurf-odyssey

Kitesurfista Promotor

O Francisco é um jovem Português de 30 anos, completamente apaixonado por desportos náuticos. Depois de ter sido levado para um barco pelos seus pais apenas 15 dias depois de ter nascido, em Agosto, o Francisco nunca mais conseguiu nem quis desligar-se do mar.

Natural de Lisboa, aos onze anos, começou a competir na vela ligeira, na classe Optimist onde ganhou regatas regionais e nacionais e acabou a representar o seu país no Europeu de 98 em Split/Croácia. Depois dos 15 anos evoluiu para a classe 420 (barco de 2 pessoas) onde competiu até aos 18 anos e ganhou o ranking geral nacional e também arrecadou um 11º a nível Europeu.

Enquanto desenvolvia as suas capacidades na Vela, ele não parava de procurar os mais recentes e radicais desportos náuticos para experimentar e aprender. Ski aquático e wakeboard foram as suas primeiras escolhas, depois windsurf e o último, em 2002, foi o Kitesurf.

Depois de ver Kitesurf pela primeira vez em 2001, o Francisco ficou logo apaixonado. Foi amor à primeira vista! Durante um ano ele poupou dinheiro para poder comprar o seu próprio kite e prancha, e em 2002 o Francisco começou a fazer Kitesurf no mesmo dia em que comprou o material, extremamente rápido. Ele encontrou no Kitesurf o desporto mais completo que alguma vez tinha tentado, por ser uma mistura dos seus desportos favoritos. Em 2005 ele sagrou-se campeão nacional e em 2006 vice-campeão, assim como quinto na prova de regata do circuito mundial PKRA em Portimão.

Em paralelo com a sua vida desportiva, o Francisco formou-se em 2007, com um Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial no IST, o que o levou a trabalhar como auditor na Deloitte, analista de marketing estratégico no banco BES, co-gestor do projecto do velejador oceânico solitário Francisco Lobato, CTO na ConsultaClick.com (co-fundador), director geral do resort Dakhla Attitude em Marrocos, skipper de iates privados, entre outros. A sua vida está repleta de experiências diferentes e ele vive desafiando-se a si próprio consecutivamente, através de novas aventuras que o fazem sentir vivo.

Este desafio pela costa Portuguesa foi uma ideia que o Francisco já tinha em mente há alguns anos. Depois de velejar a costa Portuguesa várias vezes no veleiro do pai e com o seu amigo velejador de alta competição Francisco Lobato, ele sempre se imaginou numa prancha de Kitesurf a acompanhar os veleiros ou mesmo a ir mais rápido. Em 2013 ele dedicou o seu tempo e esforços para tornar esta aventura numa realidade e percebeu que era possível fazê-lo em Kitesurf e sem paragens, havendo uma boa previsão de vento para todo o percurso.

O Francisco está agora focado em treinar 24 horas por dia, 7 dias por semana para este desafio altamente exigente que vai certamente testar os seus limites, tanto a nível físico como psicológico.

Membros da Equipa